Escolas

De portas abertas para as escolas da região.

Objetivo

A Associação Amigos do Parque Aimaratá por meio do Projeto de Educação Ambiental: FORMANDO CIDADÃO PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL pretende ampliar a discussão sobre as questões ambientais permitindo que crianças e adolescentes da região de Americana tenham acesso ao ambiente protegido e preservado do Parque Aimaratá e possam explorá-lo junto de seus professores, aprofundando questões importantes para a formação da cidadania apresentadas de maneira teórica em sala de aula.

O Parque Aimaratá estará aberto para que crianças e adolescentes da região de Americana (Região Metropolitana de Campinas – RMC) possam conhecer a natureza local, explorando ambientes naturais protegidos que cotam com nascentes, córregos, áreas de preservação permanente, margem do rio Piracicaba, áreas de reflorestamento, lagos e um viveiro de mudas, discutindo entre si e com a ajuda de orientadores a importância da preservação, as questões ecológicas, o impacto da poluição e das ações humanas sobre a natureza, o manejo sustentável dos resíduos sólidos e a riqueza da biodiversidade brasileira.

Dessa maneira pretendemos:

  • Contribuir no processo de comunicação sócio ambiental sobre a importância da sustentabilidade e da responsabilidade com o ambiente;
  • Multiplicar os conhecimentos adquiridos para a comunidade em geral;
  • Ampliar os conhecimentos sobre o meio em que vivemos;
  • Desenvolver ações que promovam a conscientização com relação aos problemas causados e soluções relacionados às questões abordadas;

Público-alvo

O público alvo deste projeto de modo direto são crianças de escolas públicas e particulares nas diferentes faixas etárias tanto do ensino Infantil, Fundamental I, II e Médio da região Metropolitana de Campinas – RMC. Além de entidades sociais e toda a comunidade que tenham interesse no projeto. De modo indireto as professoras, pedagogas, coordenadoras, diretoras e pais dos alunos atendidos.

Tema

Os principais temas abordados em nosso projeto dizem respeito a Água (Produção, Proteção, Captação, Consumo, Usos e Poluição), Ecologia (Equilíbrio, Temperatura, Solo e Interação entre as Espécies), Viveiro de Mudas (Produção de mudas, Reprodução de Espécies), Minhocário, Meliponário e Compostagem.

O Projeto de Estudo do Meio tem como foco a importância da sustentabilidade e nossa responsabilidade com o ambiente. Vamos nos empenhar em agregar valores, explorar conceitos, a flora, fauna, a biodiversidade, os demais recursos naturais e sua preservação.

Podemos introduzir no roteiro e apresentar aos alunos temas específicos trazidos pelas escolas desde que estejam de alguma forma abrangidos pelo escopo da nossa proposta.

O Parque Aimaratá conta com 231mil m² de área verde onde se encontram áreas de reflorestamento, área de preservação permanente, trilhas, nascentes, córrego, gramíneas, lagos e Centro de Apoio ao Ecoturismo com restaurante, sanitários e sala de reunião, além de estrutura para a prática de atividades de aventura (arvorismo, tirolesa, rapel e parede de escalada).

Metodologia

As visitas ao Parque Aimaratá podem ser planejadas para meio período ou período integral.

As atividades são realizadas durante passeio pelas trilhas do parque e dentro do viveiro de mudas com as crianças e jovens em contato estreito com a natureza.

A escola visitante tem a opção de combinar a atividade de educação ambiental com atividades de aventura nos circuitos de arvorismo, tirolesa, rapel e parede de escalada.

Além das atividades o Parque Aimaratá pode fornecer café da manhã, almoço e/ou lanche da tarde, ficando a opção a critério da escola.

Projeto de Educação Ambiental

Parque Aimaratá | Formando cidadãos para um futuro sustentável.

O que o Parque Aimaratá
pode oferecer

Trilhas

Trilhas na mata com duração e graus de dificuldade variáveis para diferentes idades.

Aventura

Circuitos de arvorismo, tirolesa, rapel, escalada e waterball.

Playground

Uma área destinada à diversão das crianças com vários brinquedos para se divertirem.

Viveiro

Viveiro de mudas nativas com diversas espécies da Mata Atlântica.

Restaurante

Restaurante e lanchonete com uma estrutura completa para refeições, lanches e bebidas.

Instalações

O Parque conta com uma estrutura sanitária para todos os visitantes.

Orientações

As crianças devem usar roupas adequadas para caminhada:

Calça

Calça comprida e confortável.

Tênis

Tenis simples para caminhada.

Boné

Boné ou chapéu para proteção do sol.

Precisa de um orçamento?

Faça o download da Ficha de Cadastro de Escolas, preencha com os dados da sua escola e encaminhe para o Parque Aimaratá através do e-mail: contato@aimarata.com.br

Ficha de Cadastro

Recomenda-se o agendamento das visitas com no mínimo 15 dias de antecedência.

Recomendações

Recomenda-se também o uso de:

Protetor Solar

Para proteção contra raios solares.

Repelente

Para proteção contra os insetos.

Entre em contato

Se você tem alguma dúvida ou precisa de maiores informações, preencha o formulário ao lado e envie sua mensagem.

Envie uma mensagem

9 + 5 =

Share This